O onlytutorials agora está com novo endereço que pode ser acessado clicando aqui.
Muitas mudanças e novidades no site, e todas as postagens estão lá.
Os comentários agora só podem ser feitos no novo site.
Espero que gostem e não esqueçam de comentar e atualizar seus favoritos.
Breve mais novidades.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Como se manter seguro na internet

Um grande problema atualmente discutido em comunidades, é a questão da rapidez com que se espalha um virus. Vou deixar aqui rapidamente 10 dicas de como se proteger de fraudes, vírus e links mal intencionados.





1ª- Matenha um bom antivírus atualizado instalado no seu computador. Recomendo para todos aqueles que usam o Avast ou Avg, que substituam por antivírus melhores como o Kaspersky, NOD32, Antivir.


2ª- Evite clicar em links enviados por amigos, principalmente por orkut ou email. Caso queira clicar, consulte a pessoa que enviou para saber se é uma fraude ou não.


3ª- Nunca execute um arquivo com extensão .com, .scr e .exe que venham em links do tipo "Fiz um cartão especial para você".


4ª- Matenha a barra de status do seu navegador sempre a amostra e observe se o link que você está clicando é igual ao que aparece na barra de status, caso seja diferente provavelmente é malicioso.


5ª- Não navegue por sites pornográficos de nenhuma espécie, pois 90% desses sites instalam spywares em seu computador.


6ª- Não deixe informações pessoais em sites de relacionamento, pois elas podem ser usadas para lhe enviar um vírus ganhando sua confiança através destas informações.


7ª- Quando sair de um site que você esteja logado, saia clicando no link sair ou logout para que seja efetuada sua finalização de sessão.


8ª- Use senhas com letras e números, troque periodicamente ou quando achar que está inseguro.


9ª- Alguns vão discordar, mas se você seguir as dicas anteriores e usar internet discada, não use firewall que seja diferente do fornecido pelo sistema operacional. O uso nesse caso é desnecessário, pois sua conexão não proporciona uma boa invasão e seria um desperdício de memória e perda de desempenho.


10ª- Passe periodicamente um antivírus atualizado e um antispyware atualizado de preferência em modo de segurança para que não haja dúvidas quanto ao resultado.



Seguindo essas dicas seus problemas com vírus ou erros de sistema causado por eles vão se reduzir bastante e você estará menos vulnerável a cair em uma fraude.

Se esqueci alguma dica complemento com o passar do tempo.


Espero que apliquem essas dicas para sua própria segurança.


Até a próxima.